Na última postagem apresentamos a 1ª aula, que foi de GACRO, com considerações parciais de análises já que não havíamos concluído todo o processo. Agora, depois de concluído e analisado, apresentaremos a segunda e a terceira aula, e no fim todas as análises e dados pertinentes dos alunos sobre as aulas aplicadas.
2ª Aula: Iniciação a Ginástica Rítmica (GR)
Tema Central: Iniciação de Ginástica Rítmica;
Objetivos: Analisar ao decorrer da aula a execução de exercícios variados, sendo pontuados em check list, como forma de análise do qual será verificado posteriormente se houve evolução na execução de exercícios da GR transitando das fases cognitivas para associativas e autônomas.
OBS: Além dos dados acima, tínhamos o objetivo de que no término da aula os alunos pudessem desenvolver uma pequena sequência de exercícios, atrelando rolamento, arremesso e pega do objeto se deslocando dentro de uma sequência musical simultaneamente aos colegas (em forma de solução de problemas), bem como uma sequência simples e inicial de GR. Porém, na aula anterior (de GACRO) constatamos que os alunos não sabiam executar os rolamentos, e passamos então a analisar tal movimento especificamente sendo relatado em check list a evolução ocorrida, portanto esse objetivo foi alterado, onde o rolamento foi substituído por um salto.
Desenvolvimento metodológico: Como já explicado na fundamentação teórica da GR nos valemos da metodologia global (Tibeau 1988 apud Caçola 2007), do qual desde o início os alunos realizaram trabalho com os corpos atrelados ao objeto (bola e arco) não fragmentando a aprendizagem da tarefa (método analítico). Além de nos valermos da Metodologia de Iniciação Universal ao Esporte (Greco e Benda 1998) ao que se refere à fundamentação da prática esportiva como iniciação para a faixa etária de segunda infância e das Metodologias de Ensino Aberto (Reiner Hildebrandt & Ralf Laging (Alemanha) e do grupo de trabalho pedagógico (Brasil)) e Construtivista (João Batista Freire) concernentes à área de Educação Física.
As tarefas foram realizadas em blocos, pois apesar da variedade de exercícios não se caracterizava como randômica já que seguiam uma ordem de execução. Proporcionamos tarefas do qual os alunos pudessem ter contato com os materiais (bola, corda e arco), além de trabalhar capacidades tanto de proficiência física como flexibilidade, equilíbrio, além das perceptivo-motoras e também a coordenação motora em tarefas que abrangem lateralidade, coordenação unimanual, bimanual, óculo-manual entre outras.
Materiais: Utilizamos tablados, para a execução de movimentos corporais, como forma de proteção aos alunos, além de bolas, arcos e cordas (utilizadas no aquecimento).
Conteúdo:
Aquecimento = Pega-Pega (livre); pular corda, andar equilibrando a bola sobre a palma da mão; posteriormente aumentamos a complexidade onde tinham que andar de costas equilibrando a bola, correr na mesma condição, andar lateralmente na mesma condição, correr em todas as situações já citadas, andar de frente e de costas equilibrando a bola com os olhos fechados.
Exercícios
Bola
1º - Ponte sobre a bola
Tipo: parcialmente guiada
Tarefa: Lançar a bola rasteiramente em linha reta e correr de forma a ultrapassar a bola formando uma ponte no final para a bola passar por baixo.
Objetivo: Trabalhar a noção espacial e temporal de arremessar e ser a ponte para a bola.
2º - Quique sem parar
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Quicar a bola constantemente enquanto passa da posição em pé para deitado.
Objetivo: Perceber o espaço entre si e a bola afim de não interromper o quique. Sentir como manipular a bola, qual força a aplicar, entre outras para cumprir o objetivo.
3º - Lançamento e pulo sobre a bola
Tipo: Parcialmente guiada
Tarefa: Lançar a bola rasteira, correr pular sobre a bola, correr e pegá-la no fim do tablado.
Objetivo: Envolver elementos básicos como correr, saltar atrelada a noção de tempo-espaço do percurso da bola.
4º - Bola nos tornozelos
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Iniciando com a bola entre os tornozelos, tem que pular de forma a arremessar a bola para cima e pegá-la com as mãos.
Objetivo: Trabalhar a preensão do objeto nos membros inferiores, saltos, manipulação de forma geral e equilíbrio, elementos básicos da GR.
5º - Trocar a bola
Tipo: Parcialmente guiada
Tarefa: A dupla senta de frente um para o outro e lançam a bola simultaneamente para trocar com o parceiro tendo que quicar uma vez no chão.
Objetivo: Trabalhar elemento básico da GR, onde os parceiros trocam o objeto, ajustando a noção espacial e temporal.
6º - Arremesso e giro
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Arremessar a bola para cima e girar enquanto a bola estiver no alto
Objetivo: Trabalhar noção espaço-tempo da bola e do movimento giro, coordenação motora como elemento básico da GR onde individualmente tem que lançar executar movimentos dançantes e resgatar objeto.
7º - Arremesso com corrida
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Arremessar a bola a frente e correr para pegá-la.
Objetivo: Trabalhar coordenação óculo-manual junto ao deslocamento do corpo, com noção espacial e temporal do tempo de corrido e resgate da bola.
8º - Arremesso, giro e corrida.
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Arremessar a bola à frente, girar em deslocamento e pegar a bola.
Objetivo: Trabalhar os mesmos quesitos da tarefa anterior, com um nível a mais de complexidade da administração do tempo ao incluir o giro.
9º - Arremesso com rolamento
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Arremessar a bola para o alto e executar o rolamento, pegando a bola após rolar.
Objetivo: Trabalhar o rolamento, bem como a noção espaço tempo de executar o movimento e resgatar a bola, manipulando-a.
10º - Arremesso em conjunto
Tipo: Solução de problemas
Tarefa: Todos os alunos devem arremessar as bolas e correrem simultaneamente ao centro do tablado e pegá-las em conjunto.
Objetivo: Executar uma sequência simples da GR em sincronia.
OBSERVAÇÃO: A proposta inicial era executar a mesma tarefa anterior (9º) em sincronia, porém desde a primeira aula de GACRO percebemos que os alunos não sabiam executar plenamente o movimento rolamento e apesar de termos trabalhado esse movimento em específico no decorrer das duas aulas e de ter havido uma evolução significativa no movimento isolado, não conseguiram solucionar o problema da tarefa total.
muito bom mesmo! gostei das atividades.
ResponderExcluir