Arco
1º - Manipular o arco
Tipo: livre
Tarefa: Manipular o arco livremente
2º - Lançamento do arco
Tipo: Guiada
Tarefa: Lançar o arco para cima e pegá-lo
Objetivo: Trabalhar arremesso e pegada com um objeto diferente.
3º - Troca dos arcos no alto
Tipo: Guiada
Tarefa: A dupla se posiciona um em frente ao outro e arremessa o arco no ar simultaneamente ao colega, trocando de arco.
Objetivos: Trabalhar um elemento básico de GR que é a troca de material no ar, ajustando a noção tempo espaço com o do colega.
4º - Lançamento e troca do arco com giro
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Lançar o arco para cima e para frente em direção ao colega e enquanto estiver no alto, realizar um giro em seu próprio eixo para depois pegá-lo.
Objetivo: Trabalhar elementos básicos da GR, onde os alunos trocam o objeto entre si, com um nível a mais de complexidade que é o giro, como elemento dançante.
5º - Troca rasteira do arco
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: A dupla se posiciona um em frente ao outro e troca o arco de forma rasteira.
Objetivo: Conduzir o objeto, trabalhando noção de força em arremesso e pagada do objeto em um tempo espaço.
6º - Lançamento e corrida com arco
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: A dupla posicionada um em frente ao outro, troca os arcos arremessando-os, mas tem que correr em linha reta trocando de posição com o parceiro a fim de pegar o próprio arco.
Objetivo: Conseguir agregar elementos da GR como corrida, lançamento e pega do objeto.
7º - Troca dos arcos em círculo
Tipo: Solução de problemas
Tarefa: Em círculo, os quatros alunos tem que trocar o arco em um sentido, mas andar em sentido oposto.
Objetivo: Trabalhar lateralidade
8º - Salto dentro do arco
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Um por vez tem que saltar dentro do arco
9º - lançamento com saltos
Tipo: Parcialmente guiada
Tarefa: Em duplas, os alunos tem que lançar o arco correr, saltar e pegar o arco do outro lado.
Objetivo: Trabalhar elementos da GR, que são fundamentais como salto, corrida e manipulação de objeto, simultaneamente trabalhando refinamento das tarefas em um tempo e espaço.
Classificação das tarefas:
Aberta ou Fechada: Consideramos que existiram dentre todos os exercícios, tarefas consideradas de imprevisibilidade fechada como a 2º com bola (quique sem parar) ou a 4º (bola nos tornozelos), além da 1º do arco (manipulação) do qual os alunos podiam agir sobre o ambiente, em uma ação estável. Porém todas as outras sem encaixam em previsibidade aberta, da qual, o ambiente era imprevisível e instável.
Taxonomia de Gentile: Os exercícios se encaixam em diversas classificações, onde tem tarefas somente de manipulação de objeto, somente transporte do corpo e principalmente transporte do corpo e manipulação de objeto em somente variabilidade regulatória, contextual e com ambas.
Feedbacks: Todos os tipo de feedback estiveram presentes na tarefa. Os implícitos eram constantemente observados, do qual os alunos absorviam através da exterocepção e também através da propriocepção para se auto corrigirem realizando a tarefa de forma a buscar o êxito. Os feedbacks extrínsecos também foram aplicados constantemente, principalmente os informativos e os motivacionais, sendo de menor aplicação o de reforço e até mesmo o de dependência.
Tipo de prática: As práticas foram maciças do qual o tempo de repouso entre as tarefas eram em menor quantidade do que a própria tarefa. Também ocorreram em blocos, pois apesar de na mesma tarefa haver variação de movimentos, elas ocorriam em ordem pré-determinada e repetidamente.
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