AVALIAÇÕES GERAIS:
Avaliação aula 1:
OBJETIVO = Montagem Acrobática
Tínhamos como objetivo central dessa aula, analisar o quanto a nossa metodologia, onde trabalhamos iniciação esportiva de GACRO adaptado às exigências da segunda infância com tarefas variadas e de diferentes níveis de complexidade, seriam relevantes ao aprendizado e a execução de figuras acrobáticas simples no término da aula.
Então após aquecimento e antes do início das aulas, solicitamos aos alunos que fizessem qualquer montagem acrobática, constatando que não havia o mínimo de criatividade concernente a uma montagem e quando explicitada pelos professores, a acrobacia (mesma do fim da aula) não houve solução, pois não tinham confiança, tampouco sabiam como executar, sendo que não ocorreu nenhum acerto.
No término dessa aula, aplicamos uma análise de check-list, constatando os seguintes dados:
1ª AULA (término) - Acrobacia: 10 tentativas
ALUNOS | Nº ERROS | Nº ACERTOS |
Matheus | 8 | 2 |
Gabriel | 7 | 3 |
Débora | 8 | 2 |
Isabella | 9 | 1 |
- Na 2ª aula, antes do início do trabalho de GR, os alunos naturalmente, antes de qualquer solicitação, se posicionaram sobre os tablados, executando novamente a figura acrobática da aula anterior, sendo contabilizado e analisado por nós, do qual surpreendentemente a execução foi bem superior comparada a anterior, apesar da menor quantidade de tentativas, como mostram os dados:
2ª AULA - Acrobacia: 5 tentativas
ALUNOS | Nº ERROS | Nº ACERTOS |
Matheus | - | 5 |
Gabriel | - | 5 |
Débora | 2 | 3 |
Isabela | 1 | 4 |
- A 3ª aula aconteceu somente depois da mais de uma semana, e ao início desta solicitamos aos alunos que montassem novamente a figura acrobática, do qual contabilizamos mais erros do que na aula anterior, como mostram os dados:
3ª AULA – Acrobacia: 5 tentativas
ALUNOS | Nº ERROS | Nº ACERTOS |
Matheus | 3 | 2 |
Gabriel | 3 | 2 |
Débora | 3 | 2 |
Isabela | 3 | 2 |
Gráficos: Considerando os três check list (término da 1ª aula início da 2ª aula e 3ª aula).
Análise final – Acrobacia:
Após as análises de check list e a verificação de todo o ocorrido pessoalmente constatamos que a metodologia aplicada se tornou eficiente em contribuição de exploração das possibilidades acrobáticas, pois na 3ª aula, após a realização do desenho acrobático solicitado (analisado) solicitamos que os alunos realizassem outras montagens, sendo que todas as experiências propostas em aula serviram para que eles realizassem outros desenhos que contabilizaram erro, mas que foram executados com sucesso no mínimo em duas tentativas, mostrando toda criatividade e estratégia de monte e pegadas inexistente no início da primeira aula.
Porém, também constatamos que talvez pela distância entre a realização da 2ª para a 3ª aula, não houve uma retenção total dos movimentos da acrobacia analisada, já que erraram mais vezes, até que após feedback informativo dos professores descobriram o erro e passaram a acertar novamente a execução.
OBS: Esses dados foram dos alunos que conseguiram executar o movimento sozinho, após as instruções.
Avaliação aula 2:
OBJETIVO = Ao decorrer do processo, tornou-se o Rolamento.
Assim como na primeira aula, nosso objetivo central era analisar a metodologia onde trabalhamos elementos de iniciação a GR adaptados às exigências da segunda infância, trabalhando desenvolvimento das capacidades coordenativas, bem como lateralidade envolvendo os três elementos fundamentais da segunda infância. Além disso, tínhamos como objetivo que os alunos pudessem ao término da 2ª aula desenvolver uma sequência de movimentos rítmicos, trabalhando em conjunto, com uma música englobando certa complexidade no exercício.
Porém, fazia parte da maioria das tarefas, o movimento rolamento atrelado à manipulação de objetos, mas como constatado anteriormente, os alunos não tinham esse movimento de forma sólida, sendo trabalhado isoladamente (em método analítico) e as demais tarefas foram adaptada, onde o objetivo final foi alterado. Portanto, realizamos uma análise de check list desde a primeira aula, avaliando esse movimento em específico, como mostram os dados abaixo:
- Início: 5º tarefa da GACRO (1º aula), não sabiam executar os rolamentos, então passamos a contabilizar nº de erros e acertos, sendo que em dez tentativas analisadas, nenhuma foi realizada com êxito.
- Após trabalho dos professores acionando feedback extrínseco de instrução em trabalho direto e individual com demonstração e apoio tátil houve evolução de alguns alunos sendo analisada a partir da 5º tarefa de GACRO até o fim da aula, como mostra o quadro abaixo:
AULA 1 (Término) - Rolamento: 10 tentativas
ALUNOS | Nº ERROS | Nº ACERTOS |
Matheus | 10 | - |
Gabriel | 6 | 4 |
Débora | 10 | - |
Isabela | 7 | 3 |
AULA 2 – Rolamento: 10 tentativas
ALUNOS | Nº ERROS | Nº ACERTOS |
Matheus | 2 | 8 |
Gabriel | 1 | 9 |
Débora | 3 | 7 |
Isabela | 6 | 4 |
AULA 3 – Rolamento: 10 tentativas
ALUNOS | Nº ERROS | Nº ACERTOS |
Matheus | 10 | - |
Gabriel | 10 | - |
Débora | 10 | - |
Isabela | 10 | - |
Gráficos de evolução do rolamento, considerando os três check-list.
ROLAMENTO – AULA 1 (Término)
Análise final – Rolamento:
Como já mencionado em outros trechos do trabalho, não tínhamos o objetivo de analisarmos rolamento, sendo que precipitadamente acreditávamos que todos já sabiam executar perfeitamente esse movimento. Porém, desde essa percepção na 1ª aula, tivemos não só que adaptar nossos objetivos e também algumas tarefas, bem como passamos a analisar esse movimento percebendo que seria importante ajuda-los a aprender o rolamento.
A princípio, mesmo com o apoio dos professores e todos os tipos de feedback possível, poucos alunos conseguiram realizar o movimento sozinhos e só um (Gabriel) conseguiu executar com maior complexidade na 5ª tarefa (carrinho de mão e rolamento) com êxito. Mas, na aula seguinte (2ª) já houve grande evolução, assim como na 3ª aula, apesar do distanciamento entre tais, houve 100% de aproveitamento, constatando que todos mencionaram ter praticado o rolamento em suas atividades diárias o que permitiu maior absorção do movimento com aprendizagem perfeita ou autônoma.
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