domingo, 29 de maio de 2011

Continuação da 1º aula: Ginástica Acrobática

Classificação das tarefas:

Aberta ou Fechada: de forma geral, com exceção de uma tarefa, todas eram realizadas com parceiros ou em grupos, estando em previsibilidade ambiental considerada como habilidade aberta, pois o ambiente era imprevisível e variável. Apenas a tarefa de parada de mão (6º) foi considerada como habilidade fechada, pois era uma ação estável e previsível, onde o executante agia sobre o ambiente, apesar das dificuldades.
 Taxonomia de Gentile: Todos os exercícios se encaixam na exigência de ação do transporte do corpo e a maioria como variabilidade regulatória e contextual.
Feedbacks: Todos os tipo de feedback estiveram presentes na tarefa. Os implícitos eram constantemente observados, do qual os alunos absorviam através da exterocepção e também através da propriocepção para se auto corrigirem realizando a tarefa de forma a buscar o êxito. Os feedbacks extrínsecos também foram aplicados constantemente, principalmente os informativos e os motivacionais, sendo de menor aplicação o de reforço e até mesmo o de dependência.
Tipo de prática: As práticas foram maciças do qual o tempo de repouso entre as tarefas eram em menor quantidade do que a própria tarefa. Como já mencionado foram realizadas de forma geral em blocos, do qual o mesmo movimento ocorria repetidamente.

Avaliação:
Tínhamos como objetivo central dessa aula, analisar o quanto a nossa metodologia, onde trabalhamos iniciação esportiva de GACRO adaptado às exigências da segunda infância com tarefas variadas e de diferentes níveis de complexidade, seriam relevantes ao aprendizado e a execução de figuras acrobáticas simples no término da aula.
Então após aquecimento e antes do início das aulas, solicitamos aos alunos que fizessem qualquer montagem acrobática, constatando que não havia o mínimo de criatividade concernente a uma montagem e quando explicitada pelos professores, a acrobacia (mesma do fim da aula) não houve solução, pois não tinham confiança, tampouco sabiam como executar, sendo que não ocorreu nenhum acerto.
No término dessa aula, aplicamos uma análise de check-list, constatando os seguintes dados:

       Acrobacia: 10 tentativas


ALUNOS
Nº ERROS
Nº ACERTOS
Matheus
8
2
Gabriel
7
3
Débora
8
2
Isabella
9
1


- Na segunda aula, antes do início do trabalho de GR, os alunos naturalmente, antes de qualquer solicitação, se posicionaram sobre os tablados, executando novamente a figura acrobática da aula anterior, sendo contabilizado e analisado por nós, do qual surpreendentemente a execução foi bem superior comparada a anterior, apesar da menor quantidade de tentativas, como mostram os dados:

                     Acrobacia: 5 tentativas
ALUNOS
Nº ERROS
Nº ACERTOS
Matheus
-
5
Gabriel
-
5
Débora
2
3
Isabela
1
4



Abaixo, os gráficos Individuais de Linha dos alunos, mostrando a evolução dos acertos e o declínio dos erros:

Matheus
 (clique na imagem para ampliar)

Gabriel

 (clique na imagem para ampliar)

 Débora
 (clique na imagem para ampliar)

 Isabella
 (clique na imagem para ampliar)



É importante ressaltar que nosso processo ainda não está concluído. Aqui explicitamos apenas a primeira aula, sendo que faltam mais duas que serão postadas, conforme organizarmos a parte textual e as fotos e filmagens. Além do mais a terceira aula ainda será gravada nessa semana que virá, e aí sim concluiremos as postagens, incluindo as teorias faltantes e nossa explanação sobre a questão dança e ritmo que foram pouco mencionadas de forma explicita, mas já compreendemos que estão totalmente incluidas no assunto implicitamente.




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