1ª Aula: Iniciação a Ginástica Acrobática (GACRO)
Tema Central: Iniciação de Ginástica Acrobática;
Objetivos: Analisar no início e no término da aula a capacidade dos alunos de formarem uma pirâmide humana simples (elemento acrobático), verificando se houve ou não evolução para tal formação de acordo com a aula ministrada onde se buscou uma metodologia quantitativa e qualitativa que contribuíssem para o objetivo final;
Desenvolvimento metodológico: Como já explicado na fundamentação teórica, nos valemos da teoria de Criley (1984) apud Mérida e Piccolo (2008) do qual os movimentos ocorrem do simples para o complexo, em exercícios em blocos, do qual a evolução da complexidade ocorre de forma gradativa, respeitando o limite de cada aluno, minimizando possíveis acidentes. Partimos de tarefas que proporcionaram o treino das pegas, trabalho de confiabilidade com o parceiro e com o grupo, noção de peso dos companheiros, fases aéreas e montes e desmontes.
Materiais: A GACRO não faz necessidades de muitos materiais, sendo utilizado apenas tablados e colchões de proteção e steps para realização de um dos exercícios de confiabilidade.
Conteúdo:
Aquecimento = Pega-Pega (livre); posteriormente adicionamos quesitos complexos na mesma tarefa como corrida apenas lateral, depois de costas, etc.
Brincadeira de roda e corrida em roda, mantendo as mãos dadas.
Exercícios
1º - Brincadeira sobre o step.
Tipo: Solução de problemas
Tarefa: Trocar de posição, mantendo a si e os outros colegas sobre o step.
Objetivo: Trabalhar espontaneamente a pega e o equilíbrio.
2º - Exercício de equilíbrio e contrapeso em duplas.
Tipo: tarefas guiadas
Tarefas:
- ambos de frente com corpo reto;
- ambos de frente com corpo em v;
- ambos de lado, segurando apenas uma das mãos;
- uma de frente em v segurando a outra de costas com corpo reto;
- igual a anterior, porém abas com corpo reto;
- ambos agachados em 90º;
- ambos de costas retos.
Objetivo: Trabalhar diversas formas de pegas, equilíbrio, exploração de movimentos corporais e percepção de peso e contrapeso.
3º - Brincadeira de gancho entre pés e mãos.
Tipo: Solução de problemas – após várias tentativas sem sucesso houve demonstração dos professores.
Tarefa: Enganchar membros inferiores com pegada e se locomover junto ao parceiro.
Objetivo: Trabalhar pega em diferentes partes do corpo (trabalho tátil), formas de se juntar ao parceiro, solucionando o problema de se deslocar, trabalhando a sociabilização, o equilíbrio e a busca de se organizar sincronizadamente na tarefa.
4º - Carrinho de mão
Tipo: Parcialmente guiada
Tarefa: Se deslocar na formação de carrinho de mão
Objetivo: Trabalhar outro tipo de pega, onde deve haver a confiança entre os parceiros sobre quem anda e quem carrega, além de sincronia no caminhar.
5º - Carrinho de mão com término em rolamentos.
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Formar carrinho de mão, se deslocar e sair da posição através de um rolamento para frente.
Objetivo: Todos da tarefa anterior atrelando a solução de problema de como sair através de um rolamento que é um item básico de iniciação a acrobacia.
OBSERVAÇÃO: Nessa tarefa surpreendentemente percebemos que os alunos não sabiam executar o rolamento, sendo que a partir de então trabalhamos através de demonstração e contato direto (tátil) com os alunos a execução do movimento isolado para depois ser associada a 5º tarefa, sendo que apenas um dos alunos conseguiu executar a tarefa completa.
6º - Parada de mão.
Tipo: Parcialmente guiada com solução de problemas – apoio dos professores. Demonstração visual.
Tarefa: executar com ajuda dos professores a parada de mão (bananeira)
Objetivo: Trabalhar a questão do medo e percepção do corpo (apoio das mãos no chão, impulso, equilíbrio, entre outras) para a execução desse elemento básico da GACRO.
7º - Exercícios em tercetos: Cadeirinha
Tipo: Tarefa guiada e demonstrada - realizada com a ajuda dos professores.
Tarefa: atrelar os membros superiores em forma de cadeirinha e transportam em um plano aéreo o colega.
Objetivo: Confiança, pegadas de antebraço, trabalho em altura (para quem é transportado)
8º - Vôo sobre os membros superiores
Tipo: Tarefa guiada com demonstração dos professores.
Tarefa: Dois alunos estendem os membros superiores dando as mãos firmemente. O terceiro salta em decúbito ventral sobre os braços dos colegas.
Objetivo: Propulsão, pegada, confiança, trabalho com vôo.
9º - Salto sobre o colega – Grupos
Tipo: Tarefa parcialmente guiada com solução de problemas
Tarefa: Saltar sobre o corpo ‘encolhido’ do colega
Objetivo: Confiança, propulsão, saltos, abertura de pernas (flexibilidade)
10º - Boneco de mola
Tipo: Parcialmente guiada com apoio total dos professores.
Tarefa: Em círculo todos os alunos estendem os membros superiores apoiando o colega que esta no centro como um boneco de mola, onde com os pés fixos se joga para todos os lados.
Objetivo: Confiança em todo grupo
11º - Biga Romana
Tipo: Solução de problemas
Tarefa: com quatro alunos, dois são apoios em posição quadrúpede, um sobe sobre as costas de ambos apoiando cada pé em um elemento e o outro vai a frente guiando e ajudando que esta em cima.
Objetivo: Iniciação a acrobática – monte e desmonte, confiança, pegada.
12º - Subida em apoio nos membros inferiores.
Tipo: Solução de problemas, parcialmente guiada. Execução em duplas.
Tarefa: um dos integrantes fica apoiado com as costas na parede simulando estar sentado, com membros inferiores em 90º, do qual o colega sobe sobre suas coxas em subida ventral e dorsal com ou sem apoio do step.
Objetivo: pegas, equilíbrio, confiança, monte e desmonte.
13º - Aviãozinho sobre os pés do colega
Tipo: Solução de problemas. Posteriormente, devido ao insucesso os professores foram à base.
Tarefa: o aluno tem que executar o movimento do avião apoiado com a região abdominal sobre os pés do parceiro que está deitado.
Objetivo: Pegas, equilíbrio, confiança.
14º - Monte sobre o joelho do colega
Tipo: guiada com auxílio e participação dos professores.
Tarefa: Subir sobre os membros inferiores do colega (joelho) de forma lateral e manter-se formando uma figura acrobática.
Objetivo: pegada de pés, equilíbrio, confiança, monte e desmonte, forma acrobática.
15º - Formação de desenho acrobático com pirâmide simples.
Tipo: guiada com solução de problemas na tarefa
Tarefa: Dois alunos seriam base e sobe sobre a base e o quarto faz uma parada de mão
Objetivo: Formação de figura acrobática.
Parabéns... Queria muito o linck desses videos pra eu poder mostrar em um trabalho da facul, sobre ginastica :(
ResponderExcluir